Europa 2014: Dia 10 – Amsterdam, Volendam, Marken

Devo começar esse post dizendo que esse foi o dia que mais me impressionei. Foi o dia mais bonito, devo dizer. Sim queridos, deixou Londres e Paris para trás! A Holanda me conquistou por completo, e eu não vejo a hora de voltar para esse paraíso.

Pois bem, comecemos por Amsterdam. Logo cedo pegamos o ônibus e fomos ver um dos moinhos tradicionais da cidade. Por toda a Europa vemos muitos moinhos geradores de energia, mas são bem mais modernos que esse. Esse é bem do jeitinho que a gente vê nos filmes.

P1050279P1050278 P1050282IMG_4960

Depois voltamos para o centro da cidade. Vimos os canais de dia, que são simplesmente maravilhosos, e fomos conhecer o mercado de flores. Minha mãe ficou alucinada, mas infelizmente não levamos nada. Na mesma rua também tinha muitas lojas de queijos. Passamos na frente da casa de Anne Frank, mas infelizmente não entramos (para quem não sabe, tem um museu lá dentro).

Gente, vou esclarecer uma coisa sobre Amsterdam: não, a cidade não cheira a maconha e não, as pessoas não fumam aos montes na rua. Eu sei que essa é a imagem que muitos brasileiros têm da cidade, mas vou dizer para vocês: ela é muito mais que isso. Existem diversos coffee shops onde as pessoas vão de boa fumar o seu, tomar um café e ler um livro. Teoricamente é proibido fumar na rua, e os holandeses também estão pegando no pé de turistas que só vão lá para isso. A grande diferença dos holandeses é que eles são muito liberais em vários sentidos, então para eles nada disso é anormal, assim como o topless, o bairro da luz vermelha (que infelizmente só vimos de longe, eu realmente queria conhecer haha), etc.

P1050289  P1050287 P1050290 P1050296 P1050297 mercado Peguei as fotos do mercado de flores no Google mesmo, não me julguem.mercado-flores-8723

Depois fomos conhecer uma fábrica de diamantes, pois Amsterdam também é conhecida como a cidade deles. Vimos como são feitos os cortes, quais são os tipos, etc etc. Depois tinham algumas joias a venda, claro que eu não comprei porque sou legal e não quero humilhar ninguém sabe, então só fiquei olhando mesmo.

P1050303 P1050306Eu e minha mãe escolhemos uns anéis bem bonitos, agora só falta o $$$

A fábrica ficava na praça onde vemos aqueles letreiros famosos “I Amsterdam”. É uma coisa relativamente boba, mas todo mundo se matava para tirar uma foto hahaha. Claro que eu também tirei né? Mas eu não imaginava que teria tanta gente, então foi meio impossível tirar só do letreiro. Essa praça é conhecida como “Praça dos Museus” (Museumplein), contendo o Museu de Van Gogh, do Rijks, Stedelijk e a Coster Diamonds, a fábrica-museu que fomos.

P1050308 IMG_4974 IMG_4977 P1050316 P1050319 P1050324

Pegamos nosso ônibus para conhecer duas cidades próximas. Foi nesse momento que eu entendi porque a Holanda é conhecida como “Países Baixos”. Passamos uma hora pelo mar que banha o país, e adivinhem só? Estávamos num nível abaixo dele! Sim, parece loucura, mas é verdade. Não é a toa que o país já sofreu tanto com alagamentos… Pelo menos hoje eles já tem tecnologia suficiente para não passar mais perrengue!

No início da cidade de Volendam, fomos conhecer uma fábrica de queijos (SIM, UMA FÁBRICA DE QUEIJOS). E sabe qual é a melhor parte? DEGUSTAÇÃO DE QUEIJOS! Na verdade eu não fiz uma degustação, fiz uma refeição, porque né… Gente, juro, era uma loucura! Tinha queijo de todos os tipos: de leite de vaca, cabra ou ovelha… Uns com ervas, outros com vinho, e assim ia… Ah, e as funcionárias da fábrica usavam aquela roupa holandesa tradicional, com aquele sapatinho maneiro, sabe? Enfim, ficou no top 5 de melhores coisas da viagem! Uma loucura.

P1050326A fome era tanta que só tiramos foto na fábrica mesmo, na degustação que é bom…

Volendam é tipo uma cidade de boneca com casinhas fofas, canais maravilhosos por todos os cantos e um porto com muitos barcos pesqueiros. Era extremamente fácil se perder por lá, então tínhamos que tomar muito cuidado. Esse foi um dos dias que mais passamos frio na viagem, pois ventava muito (tipo, muito mesmo, dava pra ser levado facilmente pelo vento). A cidade era cheia de lojinhas de souvenir muito mais baratas que as de Amsterdam! Valia a pena comprar lá.

P1050337 P1050339 P1050344 Invadindo quintal alheio para tirar umas fotos…P1050347 P1050352

Depois fomos a uma cidade próxima chamada Marken. Na verdade, é uma ilha ligada por uma estradinha por cima da água. Se eu achava que Volendam era uma cidade pequena e isolada, é porque eu ainda não tinha ido para Marken! Cara, não tem uma alma viva naquele lugar (mentira, tinha umas 2). Mas é o tipo de cidade que eu penso: “quando eu for bem velhinha, quero morar num lugar assim”. Ela era maravilhosa, muito charmosa e encantadora. Roubou meu coração!

IMG_4993 P1050359 P1050364 P1050376 P1050370

Como vocês devem ter reparado, os passeios desse dia foram totalmente diferentes, e acho que essa é uma das grandes vantagens de viajar com excursão. Se eu tivesse ido por conta, com certeza nem saberia da existência dessas cidades. Pois bem, aqui vai minha dica então: se você quer conhecer mais sobre a Holanda tradicional, vá visitar essas cidades! Você ficará encantando, assim como eu fiquei (:

 

Deixe um comentário

